Comunidade de Providência



LOCALIZAÇÃO
Providência é uma comunidade ruraL localizada a 36 km da sede do Município de Pentecoste localizado no Vale do Curu,Sertão Central.  Providência possui em torno de 86 famílias que vivem da agricultura de subsistência e do comércio. Geograficamente, faz fronteiras com a comunidade de Feijão à norte(N), Caiçara a sul(S), Tourão à oeste(O) e Oriente a leste(L).

SERVIÇOS PÚBLICOS
Em Providência contamos os seguintes serviços públicos:
  • um Posto de saúde com um transporte a serviço da população em casos de doenças e/ou acidentes;
  • uma agência do Correios.
RELIGIÃO e CULTURA
Algumas décadas atrás foi construida a primeira igreja católica com o padroeiro Sagrado Coração de Jesus. A maioria das famílias são adeptos da religião católica,outras são adeptas do Protestantismo. Hoje, a comunidade já possui um templo da Assembleia de Deus.

Igreja Católica: Sagrado Coração de Jesus

Com a religião católica, a comunidade possui a tradição de realizar festejos do padroeiro, anualmente, no mês de agosto. São nove noites de oração (  novena) e as comunidades vizinhas são convidadas a fazerem parte. Um outro momento é realizado, conjuntamente, no final da novena, o tradicional Torneio de futebol, realizado por comunitários que faz bastante sucesso. Durante o dia acontece o Torneio e a noite há a novena. Depois da novena há uma festa dançante(forró).


EDUCAÇÃO
Há uma escola municipal  desde 1990 denominada Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Ivoneide Rodrigues de Moura que atende em torno de 400 estudantes das comunidades do Distrito de Matias. E nela há um anexo da Escola Estadual  Etelvina Gomes Bezerra que possibilita o ensino médio para os jovens sem ser necessário irem para a sede do município.

A Escola Popular Cooperativa de Providência( EPC Providência) surgiu em 2004 na comunidade para possibilitar os jovens o ingresso no Ensino Superior. Na EPC são desenvolvidos diversas atividades pelos jovens e para os jovens. Pois com a metodologia da Aprendizagem cooperativa, os estudantes não só se preparam para o vestibular ou ENEM ,mas eles aprendem a cooperarem, adquirem espírito solidário, proatividade, aprendem a serem protagonistas de sua própria história, adquirem capacidade de intervir no meio em que vivem, senso crítico e adquirem um espírito de liderança para continuarem este ciclo de COOPERAÇÃO. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário