História da EPC Providência




A Escola Popular Cooperativa (EPC) de Providência que foi fundada em 2008 na comunidade rural de Providência a 36 km da sede do município de Pentecoste. Inicialmente, a comunidade surgiu com poucas casas ao redor da igreja católica Sagrado coração de Jesus. As famílias da comunidade sobrevivem basicamente da agricultura de subsistência e do comércio. 


A EPC Providência (na época, núcleo de Providência) surgiu em 2004 na comunidade de Providência por meio de duas jovens, uma de Providência e outra da comunidade de Oriente. Sendo estas estudantes da EPC Cipó, trouxeram a idéia de implantar o PRECE(Programa de Educação em células cooperativas) e convidar os jovens para estudarem. Inicialmente, os estudantes utilizaram o espaço da casa paroquial, lá estudavam na semana em grupos utilizando a aprendizagem cooperativa. E aos fins de semana iam para a comunidade de Cipó para trocarem conhecimentos com os universitários e compartilharem com os estudantes de diversas comunidades que se reuniam em Cipó. 

Depois de dois anos, os estudantes ganharam um espaço próprio em Providência, foi construído uma casa para os estudantes e puderam desenvolver vários projetos que beneficiassem a comunidade e adjacências. Os projetos desenvolvidos no ano de 2006 foram: Revisão Cooperativa com objetivo de promover aos estudantes do ensino médio um estudo de revisão das disciplinas onde beneficiava estudantes da escola local Maria Ivoneide Rodrigues de Moura, projeto Grupo de Dança cooperativa com objetivo de desenvolver habilidades para o ritmo do forró para jovens da comunidade local e adjacências, e por último, o projeto Reforço Cooperativo que tinha o objetivo de promover às crianças um espaço para a aprendizagem onde todos utilizavam a metodologia da aprendizagem cooperativa. 

No ano de 2007, já com seis estudantes universitários puderam realizar o primeiro pré-vestibular. Sua fundação ocorreu em 2008 com a organização de uma associação. No ano de 2010 a EPC Providência contou com a realização do projeto Apoio a Criança em leitura e escrita que beneficiava 20 estudantes do 5º ano da escola local. 

Atualmente a EPC Providência é organizada por estudantes de diferentes cursos da UFC e atende a estudantes da comunidade local e adjacências no município de Pentecoste. Atualmente são desenvolvidos dois projetos: Pré-Vestibular Cooperativo e o Estudante Cooperativo. Durante a semana os estudantes do projeto Pré-vestibular se reúnem utilizando a metodologia da Aprendizagem cooperativa e aos fins de semana compartilham conhecimentos com os estudantes universitários que retornam de Fortaleza para as suas comunidades de origem para desenvolverem atividades em Providência. 

No projeto Estudante Cooperativo, a disciplina adotada é a do inglês onde os encontros acontecem semanalmente no dia de terça feira e é facilitado por uma americana de Atlanta-Estados Unidos. Neste projeto são atendidas crianças e jovens com diferente faixa etária, e também é utilizada a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Com a aprendizagem cooperativa, os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, a discutir e debater os conteúdos e principalmente a compartilhar, além de desenvolverem suas habilidades e competências sociais. 

Atualmente, a Escola tem seis estudantes universitários, com sete estudantes no pré-vestibular e em torno de trinta estudantes no projeto Estudante cooperativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário