Projeto Estudante Cooperativo




O Projeto Estudante Cooperativo é um dos projetos do Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE, e tem por objetivo formar grupos de estudo com alunos do  Ensino  Fundamental e Médio, contribuindo para a aprendizagem nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e Inglês. Dando destaque a questões como o espaço geográfico, a diversidade biológica, as características ambientais, os aspectos econômicos, políticos, sociológicos e culturais de sua região. São realizadas atividades como aulas de campo, estudo em células de aprendizagem cooperativa, oficinas, projetos didáticos e outras atividades.

As atividades acontecem nos finais de semana, quando os universitários retornam às suas comunidades de origem. Durante a semana, longe dos facilitadores, as crianças e adolescentes estudam em grupos nas suas comunidades, exercitando as competências sociais que lhes são ensinadas. Os estudos sobre aprendizagem cooperativa mostram inúmeros benefícios para os estudantes, são benefícios psicológicos, acadêmicos, sociais que trazem responsabilidade pela sua própria aprendizagem.  O modelo cooperativo envolve diversos tipos de fatores afetivos, como as relações sociais dentro e fora da sala de aula, responsáveis pelo aprendizado dos educandos e esquecidos na metodologia tradicional.


Em Providência, a disciplina adotada é a do inglês onde os encontros acontecem semanalmente no dia de terça feira e é facilitado por uma americana de Atlanta-Estados Unidos. Neste projeto são atendidas crianças e jovens com diferente faixa etária, e também é utilizada a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Com a aprendizagem cooperativa, os estudantes aprendem a trabalhar em grupo, a discutir e debater os conteúdos e principalmente a compartilhar, além de desenvolverem suas habilidades e competências sociais.     


  • Gardiana Macedo (2009) 
  • Carla Firmiano (2010-2011)
 




Poema de um Estudante Cooperativo
 
Todos nossos sonhos...                                                                
é como uma flor
precisa ser regada e
adubada com muito carinho

Construir projetos é saber
que quando são feitos
precisamos valoriza-los
a qualquer circunstância

Sabemos que valorizar
o que temos conseguido
foi com ajuda de Deus
pois sem ele não teríamos realizado

Acreditamos que conseguir
uma coisa que lutamos por
muito tempo é acreditar
que tudo se realiza um dia
 só basta acreditar...

Sabemos então que ter
coseguido o projeto cooperativo                                                                                                                     
foi como uma flor que desabrocha no verão.

Por: Vanessa Sampaio