Projeto Pré-Vestibular Cooperativo


O Pré - vestibular cooperativo da EPC – Providência foi o primeiro projeto que constituiu a EPC iniciando–se no ano de 2004 com um grupo de 14 estudantes secundaristas da comunidade de providência e adjacências. Os mesmos reuniam – se em pequenos grupos na chamada casa paroquial da comunidade aonde realizavam o estudo das disciplinas e posteriormente discutiam acerca do que haviam compreendido. Também contavam com a colaboração de facilitadores que vinham de outras comunidades para auxiliar no trabalho com as disciplínas.
Casa Paroquial em Providência

Desse modo, os  estudantes buscavam desenvolver a autonomia intelectual, aprimorar os conhecimentos adquiridos e promover a socialização das informações entre o grupo. A partir do segundo semestre do mesmo ano, os estudantes aos finais de semana  começaram a frequentar a comunidade de cipó com o objetivo de receberem aulas mais aprimoradas pelos universitários . 

Em 2004, o sonho de ingressar no ensino superior se concretizou,  tivemos a aprovação do estudante Cosmo Firmiano para o curso de Pedagogia da terra pela Universidade Federal da Ceará, e no ano seguinte a aprovação  do estudante George Macedo na mesma instituição.



Em 2006 a EPC Providência passou a possuir sede propria e a participação dos três universitários que dispunha, Cosmo, George e Horleína Firmiano. Esta frequentava o PRECE(Programa de Educação em células cooperativas) antes mesmo de haver um núcleo em Providência. Com os três universitários e Soraia, que começou a participar da EPC já graduanda, a Escola pode desenvolver atividades, definitivamente, em sua sede. 

Em 2007 houve mais duas aprovações Evanaldo Lopes para o curso de agronomia e Gardiana Macedo para o curso de Secretáriado executivo, e em anos seguintes aconteceu novas aprovações Ana Carla Firmiano para o curso de Economia doméstica(2008) e Matilde Lopes para o curso de letras português em 2009.





Também tivemos integrantes do grupo que desistiram, mas o projeto ainda permanece, agora com o nome de Pré – ENEM do qual participam sete estudantes que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino médio(ENEM) com sucesso e voltar a atuar como protagonistas no desenvolvimento de suas respectivas comunidades de origem.